quinta-feira, 16 de setembro de 2010

BENEFÍCIOS DO ARROZ INTEGRAL

O arroz é um cereal de grande valor nutritivo, mas não como o homem moderno o consome. Muitas vezes, em nome do progresso, o homem prejudica-se seriamente. Todo verdadeiro progresso deve respeitar a saúde e o bem-estar humanos. 

A título de "progresso", processa-se hoje o arroz nos moinhos, até que fique completamente branco, perdendo com isto muito mais da metade de seu valor nutritivo (pode chegar a 75% de perdas), que está justamente na película escura que faz o revestimento do grão. Isto depois é dado aos porcos no farelo e este animal cresce forte e sadio, enquanto o homem come o alimento empobrecido, o resto, a sobra do arroz. E é justamente o farelo, esta casquinha grudada no grão do arroz, que ajuda a combater a prisão-de-ventre tão comum e prejudicial à maioria das pessoas. 

  Nosso intestino precisa de alimento fibroso, celulose, farelo, pcionara funar bem. Arroz branco, por   Isso, prende o intestino, é rico em goma, cola e gruda nas vilosidades. 

Antigamente, só se comia arroz integral, isto é inteiro, só eliminando a casca protetora externa. Socava-se o arroz em um pilão de madeira. Este arroz é nutritivo e saboroso. Hoje, se quisermos comer arroz integral, não precisamos voltar ao antigo pilão, pois basta-nos ir ao moinho e pedir o arroz integral - o da 1ª bica da máquina. 


A película, que reveste os grãos do arroz integral, é rica em hidratos de carbono, óleos, proteínas, vitaminas: A, B1, B2, B6, B12, niacina, ácido nicótico, ácido pantotênico, provitaminas C, E, e minerais em grande quantidade. Quando é retirada a película, a grande maioria destes componentes/nutrientes se perdem. 

Quando se refina o arroz até deixá-lo branco completamente, destrói-se-lhe também o gérmen e ele não tem mais vida; é, portanto um alimento morto. Mas um grão de arroz integral continua tendo vida e, se for enterrado, germina. 

Além disso, o farelo de arroz que se dá aos animais é, justamente, um bom produto que combate, inclusive, o excesso de colesterol e é excelente eliminador de toxinas em geral. 

Sabemos, também, que muitas vezes o arroz branco é tratado artificialmente com glicose e até com parafina, para ficar brilhante e, com talco neutro, para ficar soltinho. 

Ora, tudo isso é artificialismo desnecessário e prejudicial à nossa saúde.

Alguns dizem que não gostam do arroz integral ou que é mais feio. 

Está na hora de nos ocuparmos com o valor nutritivo dos alimentos, acima de tudo, sem nos preocuparmos com o aspecto, a cor, pois comemos com a boca e o estômago, não com os olhos. 

Devemos sim: comer para viver e não viver para comer!!!

Armando Falconi Filho 
 terapeuta holístico, consultor e advogado

4 comentários:

  1. Oi amiga...
    obrigada pelo carinho...
    eu nunca comi arroz integral...
    vou esperimentar...
    bj flor

    ResponderExcluir
  2. oi amiga
    amo arroz integral,pão integra, bisocito integral..... acho tudo mais gostoso rsrsrs
    e bem melhor né

    Biejos

    ResponderExcluir
  3. . Lee querida, mas eu gosto tanto de arrozinho branco, risos mil, não é o correto mas é o que mais gosto, risos.
    . deixo aqui uma frase que consta ao final do meu blog, como incentivo no final de semana: "não esqueça: UM DIA DE CADA VEZ, sempre, se o pessoal do AA segue esse lema e consegue a gente também consegue! Aliás, o que vc fez, apenas neste dia, para contribuir com seu emagrecimento? Sucesso no emagrecimento só com luta diária, todos os dias, literalmente, pense no que vc fez (ou não) até esse momento, somente neste dia, para contribuir com seu emagrecimento, ajuda muito antes de colocar comida para dentro sem estar com fome."
    . beijinhos mil.
    . excelente final de semana.
    . fique com DEUS.

    ResponderExcluir
  4. Oi flor
    Adoro o arroz branco...dificil acostumar com outro...Tenha uma belo final de semana.
    Beijosss

    ResponderExcluir