sexta-feira, 3 de setembro de 2010

A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA AO NOSSO CORPO

Já notou como a plantinha da sua casa parece sem vida quando você esquece de regá-la com água? Apenas um pouco de água e a planta parece recobrar vida. Água é tão essencial para o organismo porque ela está em cada célula, tecido e órgão do corpo. Por isso, é importante para a saúde ingerir água suficiente todos os dias. Pessoas saudáveis conseguem as quantidades necessárias de água ao ingeri-la quando sentem sede e beber nas refeições. Porém, se estiver muito quente, ou se realizar atividade física vigorosa, deverá se esforçar mais para beber mais fluidos.

Importância da água para o corpo

Água ajuda o corpo ao:





* Manter a temperatura normal.
* Lubrificar e amortecer as articulações.
* Proteger o cordão espinhal e outros tecidos sensíveis.
* Livrar dos resíduos através da urina, transpiração e movimentos do intestino.


Onde obter a água necessária
A maioria da necessidades é obtida bebendo água e outros líquidos. Pode-se também obter água através da comida ingerida. Por exemplo, sopa, caldos e outros alimentos -- como tomate, laranja e melão -- têm de 85 a 90% de água.

Por que é preciso beber água todos os dias?
Água é necessária para repor o que o corpo perde através da funções diárias normais. Perde-se água quando vai ao banheiro, transpira e até em pequenas quantidades quando exala. É preciso repor essa perda a fim de prevenir a desidratação.



O corpo precisa de mais água quando estiver:
* Em clima quente.
* Fisicamente mais ativo.
* Com febre.
* Com diarréia ou vomitando.
Para ajudar a manter-se hidratado durante atividade física prolongada, ou quando está calor, o "Dietary Guidelines for Americans 2005" recomenda o seguinte:

1. Beber fluidos ao realizar a atividade.
2. Beber vários copos de água ou outro fluido depois que a atividade física for completada


Também é importante quando estiver participando de atividade física longa beber antes de sentir sede. A sede é um sinal que o corpo já está a caminho da desidratação. Algumas pessoas podem ter restrições quanto à ingestão de fluidos devido a problema de saúde, como doença nos rins. Se o médico o orientou a restringir a ingestão de fluidos, siga seu aconselhamento.


Bebidas com açúcar contam?
Embora as bebidas adoçadas com açúcar forneçam água, elas geralmente têm mais calorias. Para ajudar no controle de peso deve-se preferir bebidas e alimentos sem adição de açúcar. Exemplos de bebidas com adição de açúcar:
* Sucos.

* Algumas bebidas esportivas.
* Refrigerantes que não são light nem diet.


Dicas para beber mais água
Sob circunstâncias normais a maioria das pessoas pode beber quantidades suficientes de fluidos para suas necessidades de água. Porém, se a pessoa estiver no calor na maior parte do dia, ou realizando atividade física, pode necessitar aumentar a ingestão de fluidos. Caso você ache que não está obtendo a quantiade de água diária necessária, essas dicas podem ajudar:
* Leve uma garrafa de água para fácil acesso quando estiver no trabalho.
* Prefira água no lugar de bebidas com adição de açúcar.

* Escolha água no lugar de outras bebidas ao comer fora. Você economizará e ajudará a reduzir as calorias.




Viram como é importante???? Então vamos lá! Está lançada a campanha, todos os dias encha uma garrafa com capacidade para no mínimo 2 litros de água e tente esvaziá-la até o fim do dia. Ou então, 4 garrafinhas por dia. Compre uma bem charmosa e comece a se hidratar....



Nenhum comentário:

Postar um comentário