quarta-feira, 8 de setembro de 2010

A IMPORTÂNCIA DAS FRUTAS, LEGUMES E VERDURAS

Apesar de vivemos em um país tropical, com grande diversidade de frutas, legumes e verduras, os brasileiros não consomem esses alimentos como deveriam. 
Para que esses alimentos possam contribuir para prevenção de doenças crônicas, o consumo mínimo recomendado pelo ministério é o de 400 gramas por dia, considerando-se uma dieta de 2000 kcal. Isso significa aumentar em pelo menos três vezes o consumo médio atual da população. 



As frutas, legumes e verduras são ricos em fibra alimentar, minerais e diferentes tipos de vitaminas, como os carotenóides, precursores da vitamina A que protege contra catarata e outras doenças da visão, além de auxiliar na imunidade do organismo. 



O consumo regular da variedade desses alimentos, combinados com outros ricos em carboidratos pouco processados, oferece garantia contra a deficiência da maioria das vitaminas e minerais e aumenta a resistência às infecções. 



Estudos científicos comprovam que uma alimentação rica em frutas, legumes e verduras estão associados ao menor risco de desenvolvimento de doenças crônicas não-transmissíveis (hipertensão, acidente vascular cerebral, câncer) e à manutenção do peso adequado. 



Esses alimentos também são protetores do organismo contra as doenças pulmonares crônicas e obstrutivas, incluindo a asma e a bronquite. 



A trilogia "frutas, legumes e verduras" é utilizada para enfatizar a importância da variedade alimentar e porque esses alimentos devem ser considerados parte importante das refeições e não somente lanches ocasionais. 



· É importante destacar que o Ministério da Saúde incentiva o consumo desses grupos de alimentos em suas formas naturais, excluindo assim os produtos com alta concentração de açúcar, como as geléias de frutas, as bebidas com sabor de frutas e os vegetais em conserva. 



· O ideal do consumo para as famílias brasileiras é de pelo menos três porções de legumes e verduras como parte das refeições e três porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.









Sabe quando dá aquela vontadinha de comer alguma coisa doce???
Pois é....vc pensa que seu corpo está pedindo um brigadeiro, né???Mas na verdade o que ele quer é uma frutinha. Por isso, adquira o hábito de comer pelo menos 2 porções de frutas durante o dia. Mas cuidado: comer uma fruta não é o mesmo que tomar um copo de suco quando se fala em calorias, hein??? Por exemplo: uma porção de uvas tem aproximadamente 20 uvinhas, um copo de suco de uva tem muito mais, portanto mais calorias. Dica do VP!


Adote este hábito!!! Diga não aos doces e consuma frutas!!!


Criei um selinho para divulgarmos a idéia. Pegue o seu, não tem regra nenhuma!



3 comentários:

  1. Oi amiga,
    eu não costumo comer 2 frutas por dia mais tenho que incorporar isso...
    vc tem tioda razão...
    nossa eu queria muito seguir os VP, mais aqui perto de casa não tem e a grana tá curtinha...
    bjinhos flor

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lee!
    Demorei a chegar aqui para agradecer sua visita e suas palavras tão carinnhosas...
    Desculpe-me, mas viajei no feriado e só agora estou de volta.
    Penso como você, e a cada uma que se junta a nós, nos fortalecemos.
    Um beijo grande.

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post, estou levando o selinho lá pro blog.
    bjs

    ResponderExcluir