sábado, 30 de outubro de 2010

CONSTIPAÇÃO INTESTINAL...

Olá pessoas, como vão???

Eu estou bem... pra variar na correria, mas muito bem....
Trabalhando muito, RA nos eixos, cuidando de mim (hj fui fazer depilação e como diz uma amiga blogueira, tirar a taturana -  a sobrancelha), porém, apesar da grande quantidade de água, frutas e verduras, meu intestino anda muito devagar, ou melhor, ele não anda!!!
Então pensei em qtos de nós sofremos com isso e trouxe este artigo do Dieta Certa... acho que será útil...

Abraços e bom feriado a todos, 

Que Deus nos dê sabedoria pra controlar os impulsos, resistir as tentações e seguir firme na RA. Amém!!!

Entenda e melhore o seu intestino.


É sabido que a constipação intestinal atinge a maioria das pessoas causando, principalmente, intenso desconforto. Este sintoma consiste na alteração do trânsito intestinal, caracterizada por diminuição do número de evacuações, com fezes endurecidas e esforço à defecação.
As causas mais comuns para a constipação intestinal estão associadas a vida moderna como: o consumo aumentado de fast-foods, falta de horários regulares para as refeições, falta de exercícios físicos. Além disto, a constipação pode estar associada a algumas doenças (neuropatias, hemorróidas, câncer e outras doenças intestinais) e ao uso de alguns medicamentos.
Para o tratamento da prisão de ventre, a alimentação saudável é a melhor opção. Evite o uso de laxantes, pois estes medicamentos acabam “viciando” a mucosa intestinal e o aumento da quantidade será necessária, criando um clico vicioso e muito ruim. Além disso, existem os efeitos colaterais que devem ser considerados.


Incorpore ao seu dia-a-dia estes 10 hábitos saudáveis que lhe ajudarão ao combate da prisão de ventre:


1. Inclua fibras na sua alimentação consumindo maior quantidade de verduras, legumes e frutas. De preferência, consuma estes alimentos crus e com casca, se possível. Tome sempre cuidado na higienização destes alimentos.


2. Tomar sucos naturais, ou seja, da própria fruta pode ser uma boa opção. Lembre-se que estes sucos não devem ser coados e deve-se evitar adicionar açúcar refinado, pois estes podem provocar ainda mais o sintoma.


3. Substitua os alimentos refinados pelos integrais. Assim, prefira o pão integral ao branco, o arroz integral ao refinado. Pequenas trocam trazem excelentes resultados.

4. Consuma bastante água ao longo do dia. O ideal é consumir de 10 a 12 copos por dia, pois o consumo de água ajuda a manter hidratada a mucosa intestinal.

5. Faça de 6 a 7 refeições por dia, diminuindo a quantidade consumida em cada refeição. Este hábito simples estimula o intestinal e melhora a constipação.

6. Pratique atividade física regularmente. O fortalecimento dos músculos, principalmente os da região abdominal, facilita o trabalho intestinal.

7. Mastigue bem os alimentos. Não transfira para o intestino o trabalho que deve ser feito pela boca. Se isto acontecer, o trabalho do intestino não será bem feito, prejudicando a evacuação.

8. Estabeleça horário para ir ao banheiro. Fazendo desta maneira, você estará educando seu intestino a funcionar melhor e no horário certo.

9. Alguns cereais auxiliam muito ao combate da prisão de ventre. Podemos citar a aveia, o trigo integral, farelo de trigo, milho, entre outras. Adicionar estes alimentos ao iogurte é uma boa opção para os que querem melhorar o funcionamento do intestino.

10. Evite alguns alimentos como chocolates, chás escuros, carne vermelha, queijos, açúcar, pão branco, refrigerantes, goiaba, jabuticaba, caqui e brócolis. Estas recomendações não substituem a orientação dietoterápica individual, ou seja, aquela que considera alguns hábitos de vida individuais importantes na melhora da constipação. 

6 comentários:

  1. Ótimas dicas, últimamente venho sofrendo com isto tbém.
    Bom domingo, boa emenda de feriado e bom feriado, rss

    ResponderExcluir
  2. problema de muita gente, o meu inclusive!

    ResponderExcluir
  3. Menina eu só vejo reclamações sobre isso - um saco neh???

    Mil Bjos

    ResponderExcluir
  4. Excelente post, muito útil mesmo. Boa semana. Bjks

    ResponderExcluir